CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
DEFINIÇÕES
Código: compilação sistemática ou compêndio de leis, normas e regulamentos.
Ética: conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
Conduta: modo de agir, de se portar, de viver; procedimento.
VALORES PREZADOS PELO LABORATÓRIO CEAP
Foco no Cliente = determina que o Laboratório CEAP deve orientar todas as suas energias para atender as necessidades dos clientes de uma forma que os surpreenda positivamente.
Qualidade nos exames = é um conjunto de ações e fatores que auxiliam na precisão dos procedimentos e resultados laboratoriais, além de proporcionar maior confiabilidade, que é transmitida aos pacientes.
Ética: conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
Transparência = determina a credibilidade ou não da sua performance no mercado no qual atua, junto aos stakeholders (partes interessadas).
Integridade = seguir as normas da sociedade e agir com honestidade para com o outro.
APRESENTAÇÃO
CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA: é o documento que reúne os princípios e valores adotados pelo Laboratório CEAP. Ele serve como regimento interno, tendo como objetivo central promover uma postura homogênea e bom relacionamento entre todos os integrantes do CEAP juntamente com:
A ÉTICA JUNTO AOS CLIENTES
Atender aos nossos clientes (paciente, médico, parceiros, operadoras de convênio, clínicas) pautados no respeito aos seus direitos e na missão, visão e valores do Laboratório.
Prestar-lhes informações de forma clara, rápida e precisa, com igualdade de tratamento, sem fazer distinções movidas por tamanhos, interesses corporativos ou pessoais.
Atender às suas solicitações e fornecer-lhe respostas, ainda que negativas, esclarecendo as questões relativas à impossibilidade do atendimento naquele momento, de maneira adequada, educada e nos prazos esperados. Buscar a satisfação e superação de suas expectativas, bem como a constante melhoria na qualidade e desempenho de nossos serviços através de um atendimento cortês e eficaz, tendo como objetivo a sua fidelização.
A ÉTICA JUNTO AOS FORNECEDORES
A escolha e contratação de fornecedores devem basear-se em critérios técnicos, profissionais e éticos e ser conduzidas por meio de processos que extingam a possibilidade de decisões de interesses pessoais e assegurem ao Laboratório a melhor relação custo-benefício.
Deve-se buscar identificação com a nossa missão e valores, bem como comprometimento nas relações.
É vedada a relação de negócios com fornecedores de reputação duvidosa, que explorem direta ou indiretamente mão de – obra infantil ou escrava, bem como os que não atendam à legislação em vigor.
A relação entre o Laboratório e seus fornecedores deve ser harmoniosa e transparente, de forma a garantir qualidade e confiabilidade nos serviços contratados.
A gestão dos contratos deve acontecer de forma a assegurar os direitos e deveres entre as partes, observando-se sempre os prazos de validação dos serviços prestados neles vigentes, bem como pagamentos e eventuais prorrogações, para assim garantir a qualidade dos serviços contratados e dos serviços por nós oferecidos.
A ÉTICA JUNTO AOS COLABORADORES
O Laboratório repudia atitudes discriminatórias, sejam elas provenientes de diferenças de raça, cor, nacionalidade, religião, sexo, idade, estado civil, orientação sexual, deficiência física ou posição social.
Todos os colaboradores são também clientes e, portanto, merecedores de respeito, independentemente de cargos ocupados ou tempo de atuação no Laboratório.
Este princípio é também aplicável aqueles que atuam em nossas dependências como contratados e/ou terceirizados.
Estamos determinados a promover um ambiente de trabalho sadio e harmonioso, visando a valorização do ser humano e o seu bem-estar pessoal, em que haja confiança, respeito, justiça e estímulo às inovações e ao desenvolvimento profissional, este último proporcionado, em parte, por programas de treinamento e capacitação.
Cultivar a consciência de que todas as áreas têm sua importância dentro do Laboratório, interagindo entre si de forma a manter em perfeito funcionamento os processos.
Com base neste princípio, zelar para que as relações sejam as mais saudáveis possíveis, norteadas pelo respeito mútuo independentemente do nível hierárquico.
As iniciativas dos colaboradores, sejam em forma de sugestões ou críticas, com vista a produzir melhores resultados devem ser encorajadas.
Identificar, manter e atrair talentos é um desafio constante no Laboratório.
Aqueles que ocupam posição de liderança devem dedicar especial atenção à sua conduta e adotar uma postura ética exemplar que inspire confiança, de forma a ser seguida pelos demais colaboradores.
Comprometer-se com a saúde e segurança dos colaboradores, através da realização de exames médicos periódicos e programas de treinamento e com a conscientização para o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.
ÉTICA JUNTO A INFORMAÇÃO
É dever de todos a preservação e a utilização adequada e de acordo com suas atividades de todas as informações relativas aos negócios do Laboratório, seja em papel ou armazenadas eletronicamente.
Todos os colaboradores devem zelar pela confidencialidade de quaisquer informações a que tiverem acesso em função das atividades que desempenham no Laboratório, especialmente as relativas a pacientes, laudos de exames e financeiras.
A utilização de qualquer informação interna do Laboratório em benefício próprio ou de terceiros é expressamente vedada e passível de denúncia judicial e demissão por justa causa.
Acessos à internet e serviço de correio eletrônico devem ser realizados unicamente para os assuntos do Laboratório.
ÉTICA JUNTO AO CONCORRENTE
Manter um relacionamento respeitoso com a concorrência, reconhecendo que a sua existência serve como estímulo aos nossos esforços de inovação e aperfeiçoamento de práticas, serviços e produtos;
Obter informações sobre a concorrência de maneira lícita e transparente, vedada qualquer forma de espionagem e contraespionagem;
Participar de iniciativas de organizações concorrentes, que sejam de interesse da saúde pública e benéficas aos clientes e à comunidade em geral;
Considerar que a disputa pelo cliente é uma prática normal na atividade das empresas e que não há razão para retaliações nos casos de êxito do concorrente.
ÉTICA JUNTO AO MEIO AMBIENTE
Cumprir as exigências da legislação ambiental.
Realizar o descarte de matérias recicláveis ou não de maneira responsável, minimizando os efeitos causados pelas atividades desenvolvidas.
Cuidar das águas; reduzir o desperdício.
Reduza o consumo; reduzir o consumo é fundamental para diminuição da agressão a natureza.
ÉTICA JUNTO AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Atender com a devida honestidade e integridade, dentro da razoabilidade, às solicitações do poder público, seus agentes reguladores e fiscalizadores, com presteza, rapidez e transparência.
Não manifestar publicamente opinião sobre atos ou atitudes de funcionários públicos ou fazer comentários de natureza política que possam refletir negativamente na imagem do Laboratório.
Ao defender os interesses do Laboratório, agir com fundamento nos nossos padrões de atuação, observando sempre os mais elevados princípios éticos e o respeito às leis e normas vigentes.